Manifesto por um mundo contra o racismo: #WorldAgainstRacism, 20/03/2021

Declaração para 20 de março de 2021, dia da ONU contra o racismo

Unidade contra todas as formas de racismo, islamofobia e antissemitismo: Unidade contra a ascensão do fascismo.

No sábado, 20 de março de 2021, nos encontraremos novamente para celebrar um dia mundial de protesto, o Dia das Nações Unidas contra o Racismo. Em muitos países, as ações #WorldAgainstRacism serão realizadas contra todas as formas de racismo, islamofobia e antissemitismo, inclusive contra as tentativas racistas de converter as pessoas refugiadas, os migrantes e as comunidades ciganas em bodes expiatórios, e em solidariedade com o movimento #BlackLivesMatter. O anti-racismo destacará a importância da nossa unidade, enfrentando divisões. Insistindo em que devemos nos unir para desafiar a ameaça do populismo racista, da extrema direita e do fascismo.

A pandemia Covid-19, combinada com a incapacidade dos governos de proteger adequadamente suas populações e o impacto iminente de uma grande crise econômica, criou uma situação na qual as formas mais abomináveis de racismo podem florescer. O impacto desproporcional do vírus em pessoas racializadas, refletido nas mortes desproporcionais nessas comunidades, tem sido uma característica importante da pandemia. Os campos de refugiados ameaçam se tornar uma armadilha mortal para refugiados, devido à disseminação do Covid-19.

Paralelamente a isso, o movimento #BlackLivesMatter expôs os níveis profundos de racismo institucional na sociedade e desencadeou um movimento anti-racista global em resposta. Marcou o maior movimento anti-racista da história e seu alcance atingiu o mundo inteiro, precedeu a derrota de Trump nas eleições dos Estados Unidos em novembro.

Em alguns países, partidos e organizações de extrema direita e fascistas tentam crescer por meio das mobilizações dos negacionistas do Coronavirus. Mitos de conspiração alimentam preconceitos antissemitas e racistas.

Como os movimentos anti-racistas e antifascistas têm mostrado na Grécia, com a derrota e prisão do partido fascista Aurora Dourada, e na Áustria com a grande queda na votação do partido ultra FPÖ, a questão fundamental para reverter a ameaça do fascismo e da extrema direita está na construção de campanhas amplas, unitárias e massivas para desmascarar, combater e derrotar o racismo, o fascismo e a extrema direita.

No dia 20 de março de 2021, nos organizaremos em todo o mundo para realizar diversas manifestações (de forma segura e socialmente distanciada) e outras ações de protesto. Assim, demonstraremos nossa unidade e desenvolveremos e difundiremos o movimento anti-racista. Este movimento é fundamental para garantir que possamos nos opor a todas as formas de racismo, islamofobia e antissemitismo e resistir ao aumento do fascismo e da extrema direita.

World Against Racism

Movimentos que assinaram a chamada até o momento

#20M2021