Unidade internacional contra o racismo e extrema direita, 18/03/2023 · #WorldAgainstRacism

Declaração pelo 18 de março de 2023, jornada da ONU contra o racismo.

Unidade internacional contra o racismo e a extrema direita, 18 de março de 2023

Neste sábado, 18 de março de 2023, voltamos às ruas para participar de uma jornada internacional de protestos massivo contra o Racismo e o Fascismo.

Diante do crescimento da crise econômica, os governos estão utilizando o racismo como uma estratégia: “Dividir para conquistar”, com o intuito de enfraquecer oposições as suas políticas. Estão fazendo uso de refugiados e migrantes como bodes expiatórios: Islamofobia, Anti-semitismo, Sinofobia e todo preconceito contra os asiáticos do Sudeste, racismo também contra os ciganos, romenos, o racismo aumenta a cada dia em todo o mundo.

A realidade exposta pelo movimento internacional Black Lives Matter, #VidasNegrasImportam, é totalmente negada por esses governos, que tentam esconder a brutal realidade do preconceito institucional.

Milhares de pessoas que buscam exílio morrem no mar enquanto tentam escapar, já que tão pouco conseguem por terra, com os bloqueios como na Europa FRONTEX e outros similares em outras partes do mundo. São barreiras de todos os tipos e expulsões imediatas negando o direito dos exilados e a regularização dos migrantes. Direitos que se veem totalmente negados por esses governos, que violam o Direito Internacional. Milhares de pessoas sofrem assustadoramente em centros que são verdadeiras prisões e isolamentos em acampamentos fora das cidades, como nas ilhas do Mar Egeu ou nos desertos da África. Em 24 de junho do ano passado, pelo menos 77 pessoas perderam a vida quando tentavam cruzar a fronteira para chegar a Melilla, já em território da União Européia e por uma ação das forças de segurança de Marrocos e Espanha. Contra esse racismo institucional, exigimos vias seguras, exílio e papéis para os refugiados e migrantes.

O uso sistemático do racismo institucional dar fôlego à direita racista e fascista, como estamos vendo na França com o Reagrupamento Nacional de Le Pen, os Democratas Suecos e agora mais grave que nunca na Itália, com a liderança de Giorgia Miloni e o partido fascista Irmãos da Itália no poder.

Porém, pode ocorrer uma grande oposição ao racismo e ao fascismo. Meloni foi derrotada por um movimento de solidariedade quando tentou impedir o desembarque de refugiados nos portos italianos, na Grécia e os líderes neonazistas da Golden Dawn estão presos, e há mais exemplos.

Diante de uma crise massiva e internacional do custo de vida, devemos nos opor ao racismo, à política de “Dividir para conquistar” e o crescimento da Direita Racista e Fascista.

É hora de mobilizar todes pessoas antirracistas. Temos que lutar de maneira Unitária contra o Racismo e o Fascismo.

As organizações que assinam esse manifesto, protestamos unidas contra o Racismo e a Extrema Direita, neste sábado 18 de março de 2023, em homenagem ao Dia da ONU Contra o Racismo, uma data para lembrar o massacre de jovens que lutavam contra o estado racista do apartheid na África do Sul, na década de 60.

Vamos pra rua!

#VidasNegrasImportam #RefugeesWelcome #NuncaMais #WorldAgainstRacism

#18M2023 Assine a chamada

%d bloggers like this: